sábado, 23 de dezembro de 2023

Os primeiros convidados para o Natal

Natal é costumeiramente o tempo de nos reunirmos, especialmente com a família. Pessoas se deslocam de suas casas, seja na própria cidade, de uma cidade para outra, ou até de um país para outro. Mas muitos antes de sairmos de casa para uma festa de fim de ano, a Bíblia já nos falava sobre outras pessoas que saíram de suas casas por casa do Natal.

É interessante pensar nos dois grupos que compareceram ao primeiros Natal. Na ordem dos acontecimentos, os pastores chegaram antes dos magos. Eles cuidavam dos rebanhos nos arredores de Belém, e na mesma noite que Jesus nasceu, anjos lhes anunciaram a vinda ao mundo do Salvador, que é o Cristo (que quer dizer Ungido), o Senhor. Os pastores ficaram atemorizados, mas aqueles eram boas-novas, e que por isso não deviam ter medo. Um coral de seres celestiais louvou a Deus com um cântico que deixaria claro que a criança anunciada era o Filho de Deus. Os pastores foram então até Belém, e encontraram Jesus na manjedoura, como o anjo havia dito.

Os magos por sua vez, era estrangeiros vindos do Oriente (da Babilônia, ou da Pérsia). Mago era uma designação que significava “grande” em riqueza e sabedoria. Certamente eram estudiosos das constelações, e tinham muitas posses que os permitiam ofertar a Jesus presentes dignos da realeza. Eles foram até o rei Herodes o Grande, um preposto rei que Roma designou sobre os judeus (que nem israelita era; era descendente de Esaú), procurando a confirmação de onde havia nascido o verdadeiro rei dos judeus. Eles foram orientados por antigas profecias, e foram guiados por uma estrela cintilante até onde encontrariam a criança prometida. Foram até Belém para adorar o menino, e se alegram quando o encontraram o em sua casa, mesmo que humilde, mas igualmente digno de toda alegria e júbilo transbordantes de seus corações.

Humildes pastores judeus, e nobres estudiosos gentios foram até Jesus para adorá-lo. Pessoas de perto e de longe foram até Jesus porque ele é digno de toda adoração. Assim também, até hoje, ricos e pobres carecem igualmente do Cristo, o Senhor e Salvador, o Filho de Deus. Não importa onde ou como estejamos, Ele veio para nos salvar da condenação dos nossos pecados. Ele veio a esse mundo, para que fossemos levados para o seu Reino. O Filho de Deus se fez homem, para que homens fossem feitos filhos de Deus.

Nenhum comentário: