sábado, 12 de maio de 2012

A grandeza de ser Mãe

Mãe e filho cuja esperança se encontram em Jesus Cristo.
Candice e Benício - Mãe e filho cuja esperança se encontra em Jesus Cristo.

O Deus criador é também o restaurador. Deus criou o homem e a mulher, e a ambos incumbiu do mandato cultural - crescei e multiplicai! (Gênesis 1.28). Para tanto, cercou-os de um lugar perfeito, aprazível. Todavia, como bem sabemos, a desobediência dos nossos primeiros pais, acarretaram na maldição sobre toda terra e seus habitantes.
Contudo, é extraordinária a graça e a misericórdia de Deus sobre esse casal. Em ato contínuo ao pecado, junto a sentença dada a Serpente, Adão e Eva ouvem a promessa de salvação para a si e seus filhos. O descendente da mulher esmagaria a cabeça de Satanás, ainda que este lhe ferisse o calcanhar. Em Gênesis 3.15 encontramos o primeiro evangelho anunciado pelo próprio Deus. Ao invés de destruir tudo, ou de anular a ação do homem e da mulher no plano da história, este lhes concedeu na promessa do Filho a esperança da restauração de todas as coisas. A maternidade era ali anunciada como instrumento de Deus para salvação.
Mas até que se cumprisse essa palavra, nada podendo fazer por si mesmos, homem e mulher foram expulsos do paraíso. Só lhes restava esperar a semente prometida. Não lhes foi dito quando, nem exatamente quem, mas que era certo que Ele viria. Desde então, ser mãe era esperar por aquele que salvaria sua família.
Tão somente quando veio Jesus, o Filho de Deus, concebido no ventre de Maria, veio com ele o triunfo sobre Satanás, e a vitória sobre a morte. No princípio a mulher participou diretamente da desobediência, para ruína da humanidade. Agora, Deus usou uma mulher, e sua obediência, para trazer ao mundo o Salvador. Pecadora como todos os demais, Maria reconhecia a necessidade que tinha de salvação, e por isso estava exultante na criança que era gestada em seu ventre (Lucas 1.46-55).
Portanto, desde o princípio, a grandeza de ser mãe encontra-se à luz da Semente prometida, da promessa do Filho Unigênito. O ofício de ser mãe é marcado como a restauração que Deus traz sobre a mulher, o homem e sua descendência. Em Jesus Cristo encontra-se todo propósito para o ser mãe, para restauração de si, mulher, do homem e de seus filhos.   

Nenhum comentário: