terça-feira, 31 de outubro de 2017

Castelo Forte é nosso Deus... e... A Força do homem nada faz

Uma das colocações mais notáveis do Dr. Martinho Lutero, a qual sempre recorro nesta ocasião do Dia da Reforma Protestante é a seguinte:

Simplesmente ensinei, preguei, escrevi a Palavra de Deus; não fiz nada. E então, enquanto eu dormia, ou bebia cerveja de Wittenberg com meu Felipe e meu Amsdorf, a Palavra enfraqueceu tão intensamente o papado que nenhum príncipe ou imperador jamais fez estrago assim. Não fiz nada. A Palavra fez tudo. (grifo meu)

Hoje, quando 500 anos se passaram desde que as 95 teses foram fixadas às portas da Igreja do Castelo de Wittenberg, faz-se necessário considerar a essência da Reforma Protestante. Muitas coisas excelentes afluíram com e a partir da Reforma. O mundo foi agraciado com uma nova perspectiva política, social e econômica que tornou melhor a vida das pessoas. Mas a Reforma, antes de qualquer reformulação externa da sociedade, é o entendimento de que "A força do homem nada faz/ sozinho está perdido/ Mas nosso Deus socorro traz/ em seu Filho escolhido".
Toda luta interna de Lutero para aplacar a ira do Deus Justo, mostrou-se ineficaz. Ainda que não pagando com moedas pelo perdão divino, o antigo monge agostiniano aplicava a sua própria carne as penitências que ao seu ver podiam redimir sua dívida. Mas quando Romanos 1.17 se destravou em sua mente, quando Verdade conhecida o libertou, viu-se salvo pela graça, justificado pela fé.
Devemos olhar sempre para o âmago da Reforma, para que não retrocedermos em seu propósito. Se não compreendermos que o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo o que crê, a revelação da justiça de Deus para ser concebida e vivida pela fé, nos conformaremos à tudo quanto a Reforma se opôs.
Ressaltando mais uma vez o que propôs Lutero em termos práticos, chegamos às seguintes palavras: "Se você perguntar a um cristão qual é a sua tarefa e por que ele é digno do nome cristão, não pode haver nenhuma outra resposta senão que ele ouve a Palavra de Deus, isto é, a fé. Os ouvidos são os únicos órgãos do cristão". Eis a razão de se dizer: "A Palavra fez tudo".


As citações feitas aqui encontram-se na obra Teologia do Reformadores, de Timothy George, no capítulo 3 "Ansiando pela Graça: Martinho Lutero, bem como no hino Castelo Forte.


Nenhum comentário: