segunda-feira, 5 de março de 2012

Ídolos de pau, de ouro e de carne.



O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro e cadeias de prata forja para ela.

O sacerdote idólatra escolhe madeira que não se corrompe e busca um artífice perito para assentar uma imagem esculpida que não oscile.
(Isaías 40. 19, 20)

É com ironia que Deus descreve a fabricação da imagem de um ídolo. Ainda que produzido com metais preciosos, e com madeira escolhida, é preciso perícia para que a imagem não oscile. Além de ser feita por mãos de homens, ainda precisa ser bem confeccionada, pois do contrário pode cair e quebrar. É diante de uma imagem como essa que outros homens se prostrarão e buscarão auxílio. É em um pedaço de pau coberto de ouro ou prata que se apegarão para sua salvação. Certamente seria mais proveitoso se buscasse socorro no próprio artífice.
Mas não só de pau, gesso ou metais precisos vivem os ídolos. Em nossos dias, ídolos de carne e osso se apresentam em pedestais midiáticos. Seu andor é a televisão, onde são beijados com gordas ofertas para o seu programa de salvação mundial e universal. Assim como os ídolos mortos, os vivos também não se sustentam sozinhos. Sem as contribuições financeiras oscilam e podem cair e quebrar-se. Os mesmos que prometem riquezas sem fim, ao mesmo tempo atestam sua carência apelando para os recursos alheios. Isso não é irônico?
Fato é que de pau, de gesso ou de carne, os ídolos atestam sua fraqueza e incompetência na provisão das necessidades dos homens. Eles mesmos dependem da boa vontade do artesão para sua sustentabilidade, ou dos pagãos (no sentido dos que pagam suas indulgências... rssss) para sua sobrevivência na mídia. 
Somente o Deus que criou toda as coisas pode ser nosso auxílio. Somente aquele que não é servido por mãos humanas, que é o doador e mantenedor da vida pode nos socorrer (Atos 17.24, 25). E mais do que a vida, ele nos dá vida eterna em seu Filho, que longe de um andor ou de uma tela de televisão, morreu na cruz para nos salvar. Ele ressuscitou, está vivo e deve ser adorado. Ele é Deus que se fez homem, e não um deus feito por homens. 

Nenhum comentário: