quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fé, a visão além do alcance!


Quando criança, um dos desenhos que mais gostava era ThunderCats. Nele, Lion-O quando pressentia algum perigo, usava a Espada Justiceira para ter "a visão além do alcance" (sight beyond sight! - literalmente "a visão além da visão"). Com um poder como esse seria realmente possível se precaver de perigos que pudessem nos espreitar.

Lendo Provérbios 7.21-23... "Seduziu-o com as suas muitas palavras, com as lisonjas dos seus lábios o arrastou.E ele num instante a segue, como o boi que vai ao matadouro; como o cervo que corre para a rede,até que a flecha lhe atravesse o coração; como a ave que se apressa para o laço, sem saber que isto lhe custará a vida." ... cheguei a constatação de que pelos "olhos da fé" precisamos enxergar além das aparências que se nos apresentam. No caso, o texto de Provérbios adverte um jovem quanto a mulher adultera. Inicialmente esse moço encontrava-se errante da mulher, ou em outras palavras: procurando o que não perdeu, dando sorte para o azar, afinando a cabeça para cair o pescoço (7.6-9). Esta mulher enfim vai ao seu encontro, vestida para matar (v.10//27), sem nada a perder, e direta ao assunto (v. 11-13). Essa mulher era sínica, mas religiosa, imaginava-se livre de Deus e de seu marido em razão de seus votos ao primeiro e da ausência do segundo (v.14-20). O texto diz que o jovem a segue para a morte.

Salomão está aqui advertido contra o pecado, que apresenta-se como algo aprazível na vida de alguém errante - me lembrou a música "sou errante/ sou errada/ sempre distante/ sempre na estrada/ vou errando enquanto o tempo me deixar - Nada Sei do Kid Abelha. Esse jovem, característico em sua idade e gênero, não exime todos dos perigos do pecado, pois qualquer um está sujeito a tentação e queda. A sedução sexual também não é o único pecado proposto que conduz a morte (Tiago 1.15). Mas enfim, tomando o texto em sua aplicação direta, um jovem seduzido por uma mulher casada é levado pelas aparências à morte. É quanto a isso que somos advertidos na Palavra aqui.

Observando a perspectiva usada pelo autor para advertência do seu "filho", fica óbvio que a experiência fatal do outro deve pesar em nossos corações para gerar temor e livrar-nos de tamanho mal. Se alguém pudesse antever todos os males que estão por lhe suceder, seja numa "inocente" caminhada pela porta de uma mulher casada, e assim fugir dali, dos laços que estão para se lhe lançar, seria isso de grande valia. Pois é essa a visão que a Palavra nos dá de toda sedução pela qual a cobiça nos envolve, e que por isso devemos fugir das paixões da mocidade (2Timóteo 2.2). Essa visão além da visão só é possível pela fé no que as Escrituras nos afirmam quanto ao pecado e suas consequências. E por consequências, não me refiro meramente ao que sucede a um caso de adultério, mas abrangente ao juízo que o próprio Deus traz sobre o pecador. Pior do que as consequências em si, é a ira do Deus vivo (Hebreus 10.31).

Via de regra pensamos em fé de maneira positiva, otimizando as coisas. Mas fé não é nem otimista ou pessimista, ela toma por certo a realidade afirmada na Palavra de Deus, seja pro bem ou pro mal. Nesse caso, a fé faz-nos olhar com abominação e terror para o que tudo que é condenável e que está por trás das aparências (1Tessalonicenses 5.22). Seria como se o peixe pudesse ver além da minhoca, percebendo o anzol. Ou o rato enxergar além do queijo, descobrindo a ratoeira. Assim também, a mulher, sua lisonja e encantos, a aparente impunidade circunstancial, na verdade escondem a morte. Certa feita um professor meu disse que são trinta minutos de prazer, e o resto da vida de amargor.

O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e consiste em odiar o mal (Provérbios 1.7; 8.13). É tão somente pela obra do Espírito que podemos entranhar a Palavra a ponto de repugnar o pecado. É pela graciosa provisão do Senhor que podemos ser livrados do laço do passarinheiro (Salmo 91.3). Não devemos brincar de cabra-cega com o pecado, mas ter uma visão que excede a aparência das coisas. Pela fé, uma visão além da visão!

Nenhum comentário: