segunda-feira, 19 de março de 2012

Ladrão que rouba ladrão... ou ladrão que denuncia ladrão.


Ontem o "Fantástico da Record", o programa Domingo Espetacular, apresentou uma reportagem de quase trinta minutos onde denuncia o "Apóstolo" Valdemiro Santiago de enriquecer a custa da Igreja Mundial do Poder de Deus. Duas fazendas compradas em dinheiro vivo em Mato Grosso, na região de Santo Antonio de Leveger somam o montante de R$ 50 milhões, contando as mais de 26 mil hectares e as quase 7 mil cabeças de gado. Nesse último quesito, a reportagem fazia questão de frisar a expressão "o rebanho de Valdemiro", numa alusão ao conceito de pastoreio. Aqui em Cuiabá nunca foi segredo que o dono da Mundial tivesse comprado terras e que por isso "amasse" tanto este estado.
 
A reportagem parece estar bem embasada nos fatos, apresentando documento de compra registrados no cartório da cidade vizinha da capital matogrossense. Também são denunciados imóveis de templos com aluguéis atrasados em São Paulo.

Mas o que não deixa de ser irônico é justamente o veículo de comunicação Record "prestando" esse serviço. Os motivos óbvios podem ser listados.
1. A Record pertence ao "Bispo" Edir Macedo, fundador e mandatário da Igreja Universal do Reino de Deus.
2. Valdemiro saiu da Universal e fundou a Mundial, uma imagem e semelhança da outra.
3. A Mundial esta completando 14 anos, mas foi a partir de 2007 que a denominação passou a crescer expressivamente. 
4. Recentemente Macedo tem se lançado pessoalmente ao ataque a Valdemiro. Entrevistando uma endemoniada como há muitos anos não fazia, colheu as informações de que aquele demônio era o cabeça na Mundial.

Na reportagem, quando mencionada o parentesco da Mundial com a Universal, é dito que a IURD foi fundada por Edir Macedo, dono da Record. Creio que essa distinção entre bispo fundador e empresário da telecomunicação visa justificar implicitamente a riqueza de Macedo. Valdemiro por sua vez, tira sua riqueza diretamente da igreja.

Mas é sabido e notório que a Record foi comprada com o dinheiro da igreja , que segundo Carlos Magno de Miranda, um bispo dissidente, com  milhões de dólares dados em 1989 por narcotraficantes do Cartel de Cali em troca de serviço de lavagem de dinheiro na IURD. Hoje a Record é diretamente financiada pela Universal com investimentos milionários em horários da madrugada para os programas religiosos.

Por isso, pode-se dizer que o aprendiz ainda está muito atras do seu mestre. Valdemiro não tem o poder de fogo de uma emissora que lhe sirva de esteio financeiro e leão de chácara ao mesmo tempo. Caso tente usar o seu tempo comprado na TV para se defender, pode piorar a coisa. Também, provavelmente pela origem matuta, cresceu muito os olhos em propriedades rurais, coisa que chama muita atenção. Edir Macedo dentre seus devaneios de grandeza, investiu em um mansão em Campos do Jordão com 24 suítes e uma réplica do Jardim do Getsemani.


Creio que Edir Macedo se sente muito seguro em jogar as sujeiras de Valdemiro no ventilador, imaginando ser imune a qualquer contra-ataque. Creio também que canibalismo entre as duas igrejas do "al" ainda renderá muitos frutos podres, com Valdemiro tentando vencer por baixo, atraindo o gado de Macedo. Trata-se de uma luta entre o Golias maior e o Golias menor, que no tempo propício Deus porá fim destruindo um e o outro.     

2 comentários:

Rev. Francisco de Assis disse...

Esses dois se merecem. Mas fica a palavra de Jesus: "Se Satanás expele a Satanás, dividido está contra si mesmo; como, pois, subsistirá o seu reino?

Claudio Elias Do Nascimento 348.438.21 visualizações disse...

Esses 2 são homens de Deus...