domingo, 12 de julho de 2009

Pesadelos


Esses últimos dias que estou de férias têm sido muito bons. Mas algumas noites tenho tido pesadelos. Não creio que hoje sonhos possam ter algum significado revelacional para nossas vidas. Creio que essa maneira de Deus falar com seus servos cessou juntamente com a revelação bíblica. Contudo, refletir sobre os sonhos, e mais propriamente aqui sobre pesadelos, é, ao meu ver, um recurso válido.

Não quero entrar no mérito do que foram meus pesadelos essas últimas noites, mas pensei no quanto é bom acordar de um pesadelo. A sensação de "ufa, foi apenas um sonho ruim" é muito aprazível. Mas e se não pudesse acordar? Deus me livre!

Pensei muito no quanto Deus é bom para comigo. Meus pesadelos eram apenas sonhos ruins que passaram com a noite. É difícl até lembrar-me dos detalhes. Algumas pessoas dizem que suas vidas são um pesadelo. Mas e nesse caso, como é possível acordar? Acredito que alguns que tiram a própria vida estão tentando acordar do que pensam ser um pesadelo. Não estou entrando no mérito da salvação de cada e dizendo que um suicida necessariamente vai pro inferno. Quero apenas refletir sobre o suposto escape que se encontra. Creio que a danação eterna é como um pesadelo do qual não se pode acordar. Lá o fogo não se estingue e nem o verme morre (Mc 9.46). Nesse caso, é provável estar passando de um pesadelo ruim para o pior de todos.

Uma ilustração terrível vem das telas de cinema. O personagem Freddy Krueger era um monstro que nos pesadelos aterrorizava pessoas. Os pesadelos se tornavam cada vez mais intensos, até que se chagava a ponto de matar as pessoas. Nesse caso, um pesadelo se tornava tão real que ceifava a vida de alguém. Um pesadelo que se torna real é o pior de todos os pesadelos. É aquele do qual não se pode acordar. Assim deve ser a morte eterna.

Graças a Deus que meus pesadelos passam literalmente da noite para o dia. Graças a Deus que nos dá a vitória em Cristo, pelo que a morte não será um eterno pesadelo. Graças a Deus porque quando eu "acordar" dessa vida terei meu sonho realizado: Estar com Cristo, o que é eternamente melhor que qualquer do que tudo. (Fp 1. 23)

Nenhum comentário: